20 JUL 2021
Castração de animais domésticos

O Departamento de Saúde informa que estará retomando as atividades de castração de animais domésticos, paralisadas em 2016.
Nesta 1ª etapa, serão ofertadas castrações gratuitas para cães e gatos machos que não estejam em situação de rua.
O cadastramento será realizado no prédio da Vigilância Sanitária Municipal, situada na Avenida Barão do Rio Branco, 730 (antigo Cessibra). O proprietário deverá comparecer com RG, CPF e comprovante de residência e assinar Termo de Consentimento para realização da castração.
Todos os medicamentos pós-operatórios serão ofertados gratuitamente, também.
Dentre os inúmeros benefícios da castração, destacam-se:
• Diminuição da superpopulação pela redução de gestações indesejadas e consequentes
abandonos;
• Redução dos passeios externos e problemas associados como desenvolvimento de
doenças infecciosas contraídas nas ruas, traumas e atropelamentos, intoxicações e maus
tratos;
• Redução no comportamento de cio;
• Prevenção de distúrbios testiculares e epididimários em machos (neoplasias, orquites,
epididimites), além de auxiliar no tratamento de doenças andrógeno-dependentes como
a hiperplasia prostática benigna, prostatite crônica, adenoma e hérnia perineal;
• Possível redução de comportamentos indesejados como territorialismo, agressividade e marcação de território.

Versão do Sistema: 3.1.3 - 03/09/2021