15 FEV 2023
Prefeitura municipal realiza ações para controle de erosão nas estradas rurais
A Diretoria de Infraestrutura e Transporte, executa diariamente manutenção, recuperação e adequação das estradas rurais municipais, durante o ano todo, principalmente, no período das chuvas, onde à dificuldade de escoação dos alimentos e produtos, bem como da locomoção dos moradores da zona rural até a zona urbana, evitando erosões hídricas e consequentemente perdas de solo do território do município.
Os serviços executados por este departamento são:
Raspagem de Solo: Com auxílio da motoniveladora, é feita a remoção do excesso de solo (areião) que implica na derrapagem ou encravamento de autos.
Corte e manutenção dos Barrancos: Com auxílio de moto niveladora ou retroescavadeira e realizado o corte de barrancos a fim de alargamento das estradas e manutenção das mesmas.
Sistema de drenagem Superficial: São feitas aberturas de canaletas laterais das estradas para escoamento da água, assim como caixas de retenção de água. São feitas também sistemas de drenagem para drenar água de minas que possam comprometer o leito carroçável.

Figura 01: Execução da ação. Fonte: Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente

Figura 02: Execução da ação. Fonte: Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente