15 DEZ 2023
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA,TURISMO, ESPORTE E LAZER
Grafite homenageia cultura braunense
Os artistas Mortari e Chapa pintaram parte da arquibancada do Estádio Municipal com referências da cultura braunense, como a tradição indígena e a paixão pelo futebol.

Os grafiteiros André Luiz Mortari, o “Mortari”, e Yuri Evaristo, o “Chapa”, criaram um grande painel no Estádio Municipal "João Ramos da Silva" em homenagem à cultura braunense. A obra de arte, que pode ser visitada, se inspira na tradição indígena e no futebol e tem, como destaque, uma pintura do rosto da índia Maria Rosa, referência histórica da Aldeia Icatu.

Esta ação cultura ocorreu por meio do projeto "Braúna: Heranças e Esporte", do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, com apoio da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte), o Selo Tudo Vira Cult SP e parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Para os agentes envolvidos, este projeto representou, através do grafite, a união da rica herança cultural do município, dos povos indígenas e a vitalidade da cultura urbana. "Braúna sempre se movimentou ao redor do futebol como principal esporte. Existem rivalidades históricas contadas pelos mais idosos sobre os times da zona rural e ainda hoje mantemos vários times ativos na cidade. Isso é uma tradição, assim como a marcante presença indígena, que define pate do que é Braúna", explica o diretor municipal de Cultura, Carlito Sena.

Fonte: Departamento de Cultura e Turismo