Escola Estadual José Florentino de Souza
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
No dia 03/10/2025, alunos da Escola Estadual José Florentino de Souza, acompanhados pela Diretora de Agricultura e Meio Ambiente, Amaralina Celoto Guerrero, realizaram uma visita à Trilha Turística Pedagógica “Trilha Viva”, no Município de Lourdes/SP.
A ação teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência educativa em contato com o meio ambiente, alinhada às diretrizes do Município Agro e do programa Município Verde-Azul, fortalecendo a integração entre educação, sustentabilidade e práticas agroambientais.
Durante a visita, os alunos participaram de atividades voltadas para:
Agrofloresta, com observação de sistemas sustentáveis de cultivo e manejo integrado de culturas;
Interação com animais, visando o aprendizado sobre cuidados e a importância da fauna;
Visita à nascente, para compreender a preservação de recursos hídricos e sua relação com o equilíbrio ambiental;
Observação de curiosidades naturais, estimulando a percepção ecológica e o respeito pela biodiversidade local.
A atividade foi acompanhada por profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, reforçando a importância de práticas educativas que promovam conhecimento, responsabilidade ambiental e valorização das potencialidades do território.